7 motivos para você economizar a sua água hoje mesmo.

7 motivos para você economizar a sua água hoje mesmo.

Economizar água pode trazer diversos benefícios, tanto para o planeta, quanto para o seu bolso. Veja 7 motivos para economizar água e quais as maneiras mais eficientes de fazer isso!

7 motivos para economizar água.

Se você não sabe muito sobre o assunto, mas deseja conhecer a importância de economizar água, acompanhe a relação a seguir!

  1. Cerca de 11% da população mundial ainda consomem água retirada diretamente de leitos de rios.
  2. Diariamente, precisamos de 20 a 50 litros de água para atendermos nossas necessidades básicas.
  3. Crianças nascidas em países industrializados tendem a utilizar de 30 a 50 vezes mais água que as de países de terceiro mundo.
  4. Em pleno século XXI, um bilhão de pessoas ainda não tem acesso à água potável no planeta.
  5. Cerca de cinco mil crianças morrem todos os dias por ingestão de água contaminada e falta de saneamento básico.
  6. 70% da superfície terrestre é coberta por água, porém, apenas 1% deste total é potável.
  7. 12% do reservatório mundial de água superficial doce do mundo está no Brasil, por isso é importante economizar água.

Quais as melhores maneiras de economizar água?

Agora que você conhece a importância de economizar água, mas não conhece métodos que possam ser usados no dia a dia para fazer isso, veja algumas dicas!

  1. Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal da sua casa. Assim você evita perder 280 litros de água.

Para eliminar a sujeira acumulada que não sai facilmente, a dica é usar a técnica do pano umedecido com água de enxágue da roupa ou da louça. Dessa forma você já conseguirá economizar água.

  1. Use balde e pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Do contrário, você vai consumir 560 litros de água em meia hora. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água.

  1. Utilize um regador para molhar as plantas, e não a mangueira. Dessa forma dá para evitar o consumo de 186 litros a cada 10 minutos de torneira aberta.

  1. Cubra a piscina regularmente. Piscinas de tamanho médio expostas ao sol e à ação do vento geram a perda de aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e meio.

  1. Regularmente, confira o hidrômetro instalado na sua casa e faça a leitura do consumo. Dessa forma, será possível conferir sua conta e controlar a água utilizada.

  1. Na hora de lavar a louça limpe os restos de comida dos pratos e das panelas com esponja e sabão e só depois abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado com a torneira fechada, e abra-a apenas para um novo enxágue.
  2. Quem utiliza a máquina de lavar louça pode acioná-la apenas quando ela estiver cheia de utensílios. Isso também vai gerar economia de energia.

Economizar água para diminuir despesas.

O desperdício de água no Brasil chega a quase 35%, em Manaus esse número é superior a 40% da água disponibilizada para a população.

O maior desperdício ocorre nas residências, geralmente pela falta de conscientização e informação das pessoas.

Assim, a água potável, quando é desperdiçada, não pode ser aproveitada e acaba retornando ao rio poluída por sujeira e esgoto. Então quando alguém desperdiça, todos perdem inclusive o meio ambiente. Fazer sua parte e economizar água pode fazer uma tremenda diferença.

Nas contas de água todo o volume registrado pelo hidrômetro é considerado consumo e esse aparelho apura estes três fatores:

  1. Consumo efetivo– O que é percebido como consumo real. Varia de acordo com as necessidades em cada domicílio.
  2. Desperdício – Perdas voluntárias durante as atividades domésticas e causadas pelo mau uso da água e por maus hábitos.
  3. Vazamento – Perdas involuntárias, geralmente não aparentes, em torneiras, sanitários, caixas d’agua e outros.

Por isso é muito importante economizar água e desperdícios para conseguir reduzir os valores da sua conta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *