Por que a água é tão importante para o mundo?

Por que a água é tão importante para o mundo?

A preocupação com o nível de água potável é a cada ano mais discutida e intensificada. Isso se deve à muitos fatores, mas se pararmos para pensar, é difícil imaginar o quanto a água é importante para o mundo.

Veja mais sobre o assunto neste artigo!

Importância da água para o organismo.

A água é, claramente, essencial e fundamental para a vida. Sem água não haveria existência, pois é a própria fonte de vida. O ser humano, animais e plantas necessitam diariamente de água para se hidratarem.

O organismo perde água através da transpiração, do suor e da urina e tem, portanto, necessidade de beber água suficiente para equilibrar o sistema. A água entra também na composição de todos os alimentos e ao fazer as refeições, acabamos por ingerir água.

Para que o organismo humano funcione bem, é necessário que se beba diariamente entre 2 a 3 litros de água, sendo que alguma vem adicionada aos alimentos que ingerimos. Em climas quentes e onde há excesso de exercício físico, pode ser necessário ingerir cerca de 5 litros de água por dia.

Assim, é evidente a importância da água para o corpo humano.

Qual a importância da água para o planeta.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o ano de 2012 foi um dos dez mais quentes de toda a história mundial. A temperatura está subindo em muitas regiões, principalmente nas grandes cidades.

Assim, um dos elementos que pode equilibrar esse problema é justamente a água. Os benefícios que a água traz para o planeta e para o corpo humano.

É o ato da água evaporar a do rio para o céu e depois volta como chuva que faz com que a vida se sustente no planeta, praticamente. A planta, quando puxa a água, não puxa só para ela. Parte da água ela transpira, elimina, por transpiração, por gutação.

Assim, essa água que ela lança na atmosfera ajuda a estabilizar a temperatura da cidade. A cidade, quando é bem arborizada, tem umidificação natural, tem temperatura de dia e de noite menos variante. Quanto menor o teor de umidade, mais quente é o dia e mais fria é a noite.

Graças ao alto calor específico e ao vapor da água, o planeta consegue estabilidade. Além disso, o líquido também ajuda a controlar a temperatura do nosso corpo. Portanto, quando uma pessoa se exercita, é liberada água, em forma de suor.

Uma parte do cérebro percebe a temperatura subindo e dispara a ordem para glândulas sudoríparas. E, como a água tem calor específico elevado, ao jogar água fora, joga calor fora. Se suei, joguei agua quentinha, que resfria meu corpo, mantendo o cérebro numa temperatura ideal.

Quais são as utilidades da água?

Como já foi dito e explicado, a água é fundamental para a vida e para a sobrevivência de todos os seres vivos e não vivos. Além disso, é importante conhecer algumas de suas utilidades.

  1. Na indústria a água serve na fabricação de muitos produtos e bebidas.
  1. A água dos rios, mares e oceanos auxiliam as embarcações que transportam cargas e passageiros.  Além de que, nas águas dos rios muitas pessoas navegam para pescar.
  1. A água em movimento possui muita força. Mas para que essa força possa gerar energia é necessária à construção de uma barragem para represar a água. Essa água é canalizada com grande velocidade para as turbinas. As turbinas giram e transmitem esse movimento ao gerador.

Dessa forma, é o gerador que transforma a força da água em energia elétrica. As comportas são as saídas de água represadas para gerar energia, quando necessário são abertas aumentando a quantidade de energia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *